A Escola de
Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais, em Milagres, é uma das
referências, e a coordenação destaca a proposta pedagógica como diferencial
(Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)
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Som da Terra FM publicou com exclusividade,Lindalva de Morais é reconhecida pelo MEC como exemplo de inovação e criatividade na educação.
Acompanhe a matéria completa do Diário do Nordeste :
Cinco escolas públicas estaduais do Ceará foram reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. No total, 178 instituições em todo o Brasil receberam a congratulação.
No Ceará, foram agraciadas com a recognição as escolas estaduais Governador Adauto Bezerra e Senador Osires Pontes, em Fortaleza; a Escola Dona Antônia Lindalva de Morais, em Milagres; a Escola Monsenhor Furtado, em Meruoca; e a Escola Júlia Catunda, de Santa Quitéria.
A iniciativa de distinguir as escolas foi originada a partir de chamada pública realizada pelo órgão federal, cuja intenção era conhecer que tipos de atividades e projetos aplicados hoje nos ambientes de ensino são capazes de contribuir para o desenvolvimento constante da qualidade da educação brasileira. Em todo o Brasil, 682 entidades inscreveram-se para o certame realizado pelo Ministério.
Critérios
Os modelos de administração adotados pelas escolas, bem como os efeitos positivos das iniciativas para as conquistas dos alunos na escola foram aspectos observados pelo Ministério da Educação ao escolher as escolas.
Ana Nunes, diretora da Escola de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais, em Milagres, sugere que a gestão democrática aplicada na instituição pode ter sido um diferencial para que recebessem o título, por contar com participação ativa de professores, estudantes e funcionários. Além disso, coloca também que a proposta pedagógica da escola tem avançado com a inclusão de novas metodologias de ensino e aprendizado.
"A própria organização da sala de aula é diferenciada. Ao invés de filas, as cadeiras são divididas em grupos de três membros e cada um tem uma função específica, de acordo com a atividade proposta pelo professor. O professor não é o centro da aula, pois o objetivo é favorecer o protagonismo do aluno, o que proporciona que os estudantes se conheçam e se relacionem melhor", explica a diretora.
Na Escola Dona Antônia Lindalva de Morais, os alunos são ainda avaliados diariamente sob quatro aspectos diferentes. As habilidades sociais de cada um; a interdependência positiva, que analisa o desenvolvimento em grupo; a responsabilidade individual; e o programa, que dá conta do conteúdo em si.
"Todos os aspectos são trabalhados para favorecer o conteúdo. Entendemos que, dessa forma, não há atrasos para os alunos que sabem mais, pois vão aprofundar-se nos conteúdos enquanto ajudam os colegas com mais dificuldades. Percebemos que o relacionamento entre eles facilita também a compreensão dos assuntos". A escola passou a implantar o novo modelo no ano passado e já avalia positivamente os resultados. "Foi um primeiro passo e está nos ajudando a compreender o aluno melhor", coloca Ana Nunes.
No Ceará, foram agraciadas com a recognição as escolas estaduais Governador Adauto Bezerra e Senador Osires Pontes, em Fortaleza; a Escola Dona Antônia Lindalva de Morais, em Milagres; a Escola Monsenhor Furtado, em Meruoca; e a Escola Júlia Catunda, de Santa Quitéria.
A iniciativa de distinguir as escolas foi originada a partir de chamada pública realizada pelo órgão federal, cuja intenção era conhecer que tipos de atividades e projetos aplicados hoje nos ambientes de ensino são capazes de contribuir para o desenvolvimento constante da qualidade da educação brasileira. Em todo o Brasil, 682 entidades inscreveram-se para o certame realizado pelo Ministério.
Critérios
Os modelos de administração adotados pelas escolas, bem como os efeitos positivos das iniciativas para as conquistas dos alunos na escola foram aspectos observados pelo Ministério da Educação ao escolher as escolas.
Ana Nunes, diretora da Escola de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais, em Milagres, sugere que a gestão democrática aplicada na instituição pode ter sido um diferencial para que recebessem o título, por contar com participação ativa de professores, estudantes e funcionários. Além disso, coloca também que a proposta pedagógica da escola tem avançado com a inclusão de novas metodologias de ensino e aprendizado.
"A própria organização da sala de aula é diferenciada. Ao invés de filas, as cadeiras são divididas em grupos de três membros e cada um tem uma função específica, de acordo com a atividade proposta pelo professor. O professor não é o centro da aula, pois o objetivo é favorecer o protagonismo do aluno, o que proporciona que os estudantes se conheçam e se relacionem melhor", explica a diretora.
Na Escola Dona Antônia Lindalva de Morais, os alunos são ainda avaliados diariamente sob quatro aspectos diferentes. As habilidades sociais de cada um; a interdependência positiva, que analisa o desenvolvimento em grupo; a responsabilidade individual; e o programa, que dá conta do conteúdo em si.
"Todos os aspectos são trabalhados para favorecer o conteúdo. Entendemos que, dessa forma, não há atrasos para os alunos que sabem mais, pois vão aprofundar-se nos conteúdos enquanto ajudam os colegas com mais dificuldades. Percebemos que o relacionamento entre eles facilita também a compreensão dos assuntos". A escola passou a implantar o novo modelo no ano passado e já avalia positivamente os resultados. "Foi um primeiro passo e está nos ajudando a compreender o aluno melhor", coloca Ana Nunes.
Com informações do Diário do Nordeste
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