Ônibus que levaria trabalhadores para Santa Catarina (Foto:PRF) |
Durante a fiscalização, descobriu-se que o ônibus fazia o transporte de trabalhadores para a lavoura, onde trabalhariam na colheita de leguminosas (tomate, batata, cebola entre outras culturas) no estado de Santa Catarina. Os transportados eram do município de Barro/CE e de cidades circunvizinhas. A viagem seria de mais de 3.000km.
Descobriu-se também que os trabalhadores estavam sendo transportados somente com a promessa de um emprego, não havia nada que formalizasse a relação trabalhista entre eles e a empresa que os contratou. A despeito dessa informalidade, muitos confiavam na promessa do emprego, visto que outros conhecidos já foram recrutados e relataram que o empregador cumpriu suas promessas; havia também trabalhadores que já faziam essa viagem pela terceira vez, com o contrato de trabalho durando pelo período da colheita (aproximadamente seis meses).
Ônibus é barrado com trabalhadores (Foto : PRF) |
A empresa entrou em contato e comprometeu-se a sanar qualquer irregularidade.
Eram 36 passageiros no ônibus e outros 12 seriam apanhados em Porteiras/CE.Os trabalhadores não seguiram a viagem e o ônibus retornou à origem, aguardando a regularização trabalhista.
Com informações da PRF e Som da Terra FM
0 Comentários