A
Escola Antônia Lindalva de Morais (Estadual) é reconhecida pelo Ministério da Educação
como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Lindalva de Morais
foi a única escola da Região do Cariri, a está no mapa da inovação e
Criatividade. A escola “iniciou a
reformulação de seu projeto político pedagógico em 2013”.
“Depois de constatar um alto nível de evasão e o baixo
desempenho dos estudantes, a escola está usando alternativas, como a
metodologia da Aprendizagem Cooperativa, que organiza os estudantes em células
(grupos pequenos); o programa Jovem de Futuro (voltado para a mobilização dos
estudante para combater a evasão); e a proposta de reorganização curricular,
que inclui núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais e tecnologias da
informação e comunicação. Tem conselho escolar e grêmio atuantes”. Lindalva de
Morais possui atualmente 430 alunos.
Estudo do MEC
“Interessado
em identificar e conhecer iniciativas inovadoras e criativas na educação básica
para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da
educação brasileira, o Ministério da Educação instituiu um grupo de trabalho
nacional para definir os parâmetros de Chamada Pública destinada a organizações
educativas que atuam diretamente com crianças, adolescentes, jovens e adultos
que não tiveram oportunidade de frequentar a escola no tempo apropriado”.
Ministério
da Educação instituiu um grupo de trabalho nacional que estabeleceu cinco
critérios do que seria considerado inovador e que a “Escola Estadual” se adequou.
Foram verificados também os
resultados dos indicadores nacionais de qualidade (IDEB, ENEM e ANA) das
escolas submetidas a essas avaliações.
I -
GESTÃO: Corresponsabilização na construção e gestão do projeto político
pedagógico. Estruturação do trabalho da equipe, da organização do espaço, do
tempo e do percurso do estudante com base em um sentido compartilhado de
educação, que orienta a cultura institucional e os processos de aprendizagem e
de tomada de decisão, garantindo-se que os critérios de natureza pedagógica
sejam sempre preponderantes.
II -
CURRÍCULO: Três aspectos garantem um currículo inovador: 1) Desenvolvimento integral:
estruturação de um currículo voltado para a formação integral, que reconhece a
multidimensionalidade da experiência humana - afetiva, ética, social, cultural
e intelectual; 2) Produção de conhecimento e cultura: estratégias voltadas para
tornar a instituição educativa espaço de produção de conhecimento e cultura,
que conecta os interesses dos estudantes, os saberes comunitários e os
conhecimentos acadêmicos para transformar o contexto socioambiental; 3)
Sustentabilidade (social, econômica, ecológica e cultural): estratégias
pedagógicas que levem a uma nova forma de relação do ser humano com o contexto
planetário.
III -
AMBIENTE: Ambiente físico que manifeste a intenção de educação humanizada,
potencializadora da criatividade, com os recursos disponíveis para a exploração
e a convivência enriquecedora das diferenças. Estratégias que estimulam o
diálogo entre os diversos segmentos da comunidade, a mediação de conflitos por
pares, o bem-estar de todos, a valorização da diversidade e das diferenças e a
promoção da equidade.
IV -
MÉTODOS: Protagonismo: Estratégias pedagógicas que reconhecem o estudante como
protagonista de sua própria aprendizagem; que reconhecem e permitem ao
estudante expressar sua singularidade e desenvolver projetos de seu interesse
que impactem a comunidade e que contribuam para a sua futura formação
profissional.
V -
ARTICULAÇÃO COM OUTROS AGENTES: Rede de direitos: estratégias intersetoriais e
em rede, envolvendo a comunidade, para a garantia dos direitos fundamentais dos
estudantes, reconhecendo-se que o direito à educação é indissociável dos
demais.
Escolas cearenses destaques:
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Município Escolas:
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Brejo Seco - Escola Padre Pedro
Inácio Ribeiro
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Fortaleza- Centro Municipal de Educação Infantil Hilza Diogo Cals
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Fortaleza - Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba
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Fortaleza - Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra
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Fortaleza - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires
Pontes
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Fortaleza - Escola Waldorf Micael
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Fortaleza - Vila Vicência Infantil Lazer e Aprendizagem
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Maranguape - Escola Municipal José de Moura
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Meruoca - Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Furtado
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Milagres - Escola de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais
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Monsenhor Tabosa Kulika
- Conselho do Povo Indígena Potiguara da Serra das Matas
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Santa Quitéria-Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Catunda
h
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